Noticias Ubuntu»Notícias»França aprova lei que proíbe redes sociais para menores de 15 anos

França aprova lei que proíbe redes sociais para menores de 15 anos

França aprova lei que proíbe redes sociais para menores de 15 anos

A França se prepara para proibir o acesso de menores de 15 anos às redes sociais. Os parlamentares franceses devem aprovar, nesta terça-feira (21), um projeto de lei com essa medida, colocando o país na vanguarda da iniciativa na União Europeia.

O texto foi aprovado por ampla maioria no Senado, com 243 votos a favor e dois contra. A expectativa é que ele também seja aprovado na Assembleia Nacional, depois que os parlamentares chegaram a um acordo, na segunda-feira, sobre o mecanismo para aplicar a proibição.

A medida abre caminho para que a França se junte a outros países que restringem o acesso às redes sociais, em meio a alertas sobre os efeitos nocivos para menores de idade. “Se você tiver menos de 15 anos, sua conta será encerrada”, explicou a ministra delegada para o Setor Digital, Anne Le Hénanff.

O presidente Emmanuel Macron quer transformar a proteção dos menores nas redes sociais e a regulamentação do tempo diante das telas em uma marca de seu segundo mandato, que termina em maio de 2027.

A proibição será implementada em duas etapas. A partir de 1º de setembro, menores de 15 anos não poderão criar novas contas. Em janeiro de 2027, a restrição passará a valer também para as contas já existentes. Le Hénanff afirmou que o cronograma é realista, pois já existem ferramentas de verificação de idade e outras estão em desenvolvimento. A responsabilidade de cumprir a norma caberá às plataformas.

O texto também prevê a proibição do uso de celulares nos liceus, como já ocorre nas escolas de ensino fundamental e nos primeiros anos do ensino médio. A pressão sobre os políticos europeus aumentou desde que a Austrália se tornou o primeiro país do mundo a proibir o acesso às redes sociais por menores de 16 anos. O Reino Unido também aprovou medida semelhante, que entrará em vigor no início de 2027. Na semana passada, a Comissão Europeia anunciou que estuda estabelecer um acesso “progressivo e gradual” de crianças e adolescentes às plataformas digitais.

Em outra notícia internacional, o jogador Lionel Messi afirmou que os argentinos não chegam com dinheiro ao “fim do mês”. A declaração ocorreu antes da final da Copa e gerou resposta do presidente Javier Milei.

Sobre o autor: Redacao

Equipe reunida para produzir e aperfeiçoar textos com foco em consistência, clareza e boa comunicação.

Ver todos os posts →
Todas as matérias