O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (22) que permitir ao Irã controlar o Estreito de Ormuz criaria um precedente perigoso. A declaração foi feita diante de chanceleres do Sudeste Asiático, durante reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Manila, nas Filipinas.
Rubio alertou que as repercussões dessa situação iriam além do Oriente Médio. “Se criarmos um precedente no Oriente Médio em que um Estado nacional pode decidir controlar uma rota marítima internacional, cobrar pedágio e destruir seus navios se não pagarem, teremos criado um precedente extremamente perigoso, que se repetiria em outras partes do mundo”, disse o secretário.
O Estreito de Ormuz é uma rota marítima estratégica por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. O controle da passagem pelo Irã tem sido motivo de tensão internacional, especialmente em relação à liberdade de navegação.
